Tinnitus: O famoso zumbido no ouvido

Apesar do nome oficial, tinnitus, ser pouco conhecido, esse distúrbio atormenta milhões de pessoas diariamente. Nunca ouviu falar? E de zumbido no ouvido? Esse termo, com certeza, parece mais familiar e os números explicam o porquê. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% da população mundial sofre de zumbido no ouvido ou tem algum grau de perda auditiva. Ou seja, o zumbido no ouvido é muito comum e atinge principalmente adultos e idosos.

Quem sofre com esse distúrbio reclama de ouvir constantemente sons irritantes, que parecem vir de dentro do ouvido. Na maioria dos casos, o zumbido é um sinal de alerta para alguma alteração que o paciente apresente, seja ela no próprio ouvido ou não.

Vários fatores e hábitos são apontados como desencadeadores de zumbido no ouvido. A principal causa de zumbido estão relacionados com as perdas de audição e suas causas diretas, sejam por uma infecção no ouvido, perfuração do tímpano, acúmulo de líquidos, excesso de cerume, tumor no nervo auditivo (neuroma acústico), uso abusivo de fones de ouvido, entre outros. Mas existem causas não relacionadas diretamente ao sistema auditivo como por exemplo os distúrbios metabólicos (glicemia ou colesterol elevados por exemplo), problemas psiquiátricos (ansiedade e depressão) dentre outras.

O diagnóstico inclui avaliação do histórico do paciente e também através de realização de exames. Já o tratamento deve ser feito de acordo com a necessidade e sintomas de cada paciente. Em alguns casos se faz necessário o uso de aparelhos auditivos ou de terapia de habituação do ouvido, que consiste em acostumar o cérebro aos estímulos sonoros.