Dor de ouvido (otalgia)

A dor de ouvido, chamada também de otalgia, é muito comum, em especial, durante a infância. Segundo a literatura especializada, até os três anos de idade, oito em cada 10 crianças terão, ao menos, uma infecção no ouvido. Os casos de dor de ouvido vão reduzindo gradativamente conforme a criança cresce, uma vez que o aparelho auditivo também vai amadurecendo, assim como o sistema imunológico.

Entre os adultos, a incidência é menor, o que não exime, de vez em quando, se deparar com o incômodo. A dor de ouvido, na maioria das vezes, é causada por inflamações (virais, bacterianas ou fúngicas), manipulação excessiva do ouvido, exposição à água e excesso de cerúmen. É importante salientar que, nem sempre, a dor de ouvido é causada por doenças e/ou distúrbios do próprio ouvido (causa otológicas), mas também por patologias que atingem regiões próximas, como garganta e boca (causas não otológicas), e acabam atingindo a estrutura do ouvido.

As principais causas dores de ouvido

Otite externa aguda
– É um tipo de infecção causada por germes e fungos, muito comum no verão. Está associada à umidade excessiva, tanto é que é chamada também de “otite dos nadadores". Além disso, o nome está associado diretamente a uma parte específica do ouvido, chamado justamente de ouvido externo, que é composto pela orelha (pavilhão auricular), canal auditivo e membrana timpânica.

Otite média aguda
– Diferente da otite externa, costuma acontecer mais nos meses mais frios e está associada a casos gripe, resfriado, sinusite, adenoidite e exposição a ambientes fechados. É chamada de otite média aguda as infecções originadas após o tímpano, compreendendo os ossículos auditivos e tuba auditiva.

Dor de ouvido reflexa ou não otológica
– Ocorre quando a dor não surgiu por causa de uma inflamação originária dentro do ouvido, mas em outras regiões, como na garganta, nos dentes ou na articulação temporomandibular (ATM), além disso, tumores de cabeça e pescoço podem comprometer a audição e causar dor de ouvido.

Diagnóstico e tratamento
- Em todos os casos, o médico otorrinolaringologista deverá ser consultado, para avaliar o quadro do paciente, que incluiu análise do histórico clínico, sintomas e exames. O tratamento é feito de forma individualizada.