Nariz

Principais causas de obstrução nasal

Caracterizada quando há dificuldade na passagem do fluxo de ar pelas narinas durante a inspiração, a obstrução nasal é muito comum, atinge crianças e adultos de ambos os sexos e tem várias causas, como infecções virais ou bacterianas e distúrbios estruturais do próprio nariz.

As principais alterações anatômicas vão desde desvio do septo nasal, aumento dos cornetos nasais, dos pólipos nasais e das adenoides a tumores. Já as infecções virais ou bacterianas são as principais responsáveis pela sensação aguda de nariz trancado, comum em casos de gripe ou resfriado. Outra causa muito frequente são as alergias nasais que levam ao quadro de rinite alérgica ou sinusite.

A obstrução nasal, anatômica ou não, compromete a qualidade de vida do indivíduo, com dores de cabeça crônica, distúrbios do sono, ronco, apneia obstrutiva do sono e cansaço.

Para cada causa de obstrução nasal existe um tratamento mais adequado. Por isso, o primeiro passo é identificar a causa do problema. Por exemplo, caso seja alergia, é importante evitar o contato com o agente causador da irritação e tomar outras medidas preventivas, além de medicamentos quando necessário.

Para alguns casos, como por exemplo nos pacientes com desvio de septo, pode ser indicado cirurgia para melhora dos sintomas.

Para finalizar, é importante falar também da obstrução nasal causada por corpos estranhos. Essa situação é comum principalmente com crianças, quando colocam grãos ou peças de brinquedos no nariz. Neste caso, o atendimento médico deve ser imediato.