Agendar Consulta
  •   contato@otorrinoapucarana.com.br
  •   Contatos

Nariz

Patologias

Desvio do septo nasal

Antes de falarmos do desvio do septo nasal, é preciso entender o que é septo nasal. O septo nasal é a estrutura que divide as narinas. Composto por ossos e cartilagens, vai dos orifícios nasais até a parte posterior do nariz. O normal do septo é ser reto, mas, o mais comum, é apresentar algum desvio.

Tanto é que 85% das pessoas apresentam algum nível de desvio de septo, porém na maioria passa despercebido não ocasionando nenhum problema.

A outra parcela, no entanto, não tem a mesma sorte e sente os efeitos de ter uma narina menor que a outra, como dificuldade para respirar, cansaço, dores na face, dores de cabeça, emissão de ruídos ao respirar durante o sono, além de ter maior propensão a sinusite e hemorragias nasais, devido ao ressecamento provocado pelo fluxo de ar sobre o desvio.

O diagnóstico é feito pelo médico otorrinolaringologista durante consulta clínica, que incluiu a realização de exames. Caso constatado o desvio do septo nasal, o tratamento mais indicado é a septoplastia, ou seja, uma cirurgia corretiva.