Agendar Consulta
  •   contato@otorrinoapucarana.com.br
  •   Contatos

Garganta

Cirurgias

Adenoamigdalectomia

Trata-se de cirurgia de remoção das amígdalas e adenoide num único procedimento. Este tipo de intervenção combinada é muito comum em crianças. As amígdalas são estruturas arredondadas, compostas de tecidos linfáticos, localizadas na parte lateral da garganta e podem ser vistas a olho nu.

Já a adenoide, também formada por tecidos linfático, está localizada mais acima e atrás (região chamada de cavum), local onde as fossas nasais se ligam à garganta, não podendo ser vista através da abertura convencional da boca, e para isso existem exames específicos para sua melhor avaliação.

Essas estruturas têm o papel de proteger a garganta da entrada de vírus e bactérias danosos à saúde, mas, de vez em quando, passam a ficar muito inchadas ou mesmo se inflamando com frequência, seja por causa de infecções, alergias e até refluxo, comprometendo a qualidade de vida da criança.

A cirurgia de adenoamigdalectomia só é indicada após avaliação e acompanhamento do paciente pelo médico otorrinolaringologista, que primeiro investe em tratamento convencionais. Caso o organismo da criança não responda de forma esperada ou haja suspeita de apneia do sono, a cirurgia passa a ser a opção mais eficaz de tratamento.