Existe vacina para Rinite Alérgica?

Uma queixa muito comum no consultório quando tratamos pacientes com rinite alérgica é o retorno dos sintomas logo após a interrupção do uso dos medicamentos. E isso é o esperado quando falamos em rinite alérgica, já que se trata de uma doença crônica, na qual os medicamentos têm o objetivo de controlar os sintomas, mas não de promover a cura.

Justamente por isso muitos pacientes acabam ficando desestimulados com o tratamento da rinite alérgica, principalmente aqueles que tem um quadro de rinite persistente. Mas a boa notícia é que existe sim uma solução que tem potencial de tratar a doença e não somente os sintomas, que é a imunoterapia específica, também chamada de vacina para alergia. A imunoterapia é uma forma de tratamento utilizada há muitos anos com o objetivo de diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a determinadas substâncias (alérgenos), de forma que quando a pessoa entre em contato com esse alérgeno ela não venha a desenvolver uma crise de alergia.

O tratamento consiste na aplicação do alérgeno, ao qual o paciente é sensível, em doses crescentes por um período de tempo que é variável podendo durar de 3 a 5 anos. Pode ser feito injetável ou por via sublingual, sendo que esta última apresenta algumas vantagens que incluem: maior segurança, comodidade do paciente (não utiliza agulha e o paciente pode fazer autoaplicação) e com isso maior aderência ao tratamento. A imunoterapia é indicada para todos os pacientes com rinite? Não, a indicação vai depender de vários fatores, dentre eles o mais importante é ser realizado um diagnóstico correto de que a doença do paciente realmente trata-se de uma rinite alérgica, pois existem outros tipos de rinite. E somente para o tipo alérgico é que a imunoterapia poderá ser indicada.

O diagnóstico de rinite alérgica vai depender de uma anamnese detalhada sobre as queixas do paciente e também a realização de exames, que irão identificar o alérgeno responsável pelos sintomas. Isso pode ser feito por meio de exame de sangue ou o mais utilizado que é o teste alérgico cutâneo ou prick-test.

O teste alérgico cutâneo é feito sobre a pele do braço ou das costas do paciente, onde são aplicados extratos de agentes alergênicos mais comuns no nosso meio, como ácaros, pólens, fungos, epitélio de cão, gato e outros, e após alguns minutos é realizada a leitura do teste e assim verificado o resultado.

Somente após uma avaliação completa é que podemos verificar se o paciente tem indicação ou não de imunoterapia, a qual será feita de acordo com o resultado dos testes, específico para cada paciente. As vacinas para alergia quando bem indicadas e individualizadas apresentam excelente resultado no tratamento da rinite alérgica, diminuindo ou até abolindo a necessidade de uso de medicamentos, e com isso melhorando a qualidade de vida dos pacientes portadores de rinite alérgica.

Por: Dra. Marcela Schmidt Cordeiro
CRM/PR: 26141 OTORRINOLARINGOLOGISTA RQE: 2895