Alguma vez seu filho disse algo como: “Eu ouvi, mas não entendi”? Por que um indivíduo consegue detecta os sons normalmente, mas tem dificuldades em interpretá-los? A audiometria avalia quantitativamente o que o indivíduo ouve. A avaliação do processamento auditivo central (PAC) investiga como o cérebro vai processar e interpretar as informações auditivas.
O Processamento Auditivo Central (PAC) é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos, ou seja, é aquilo que o cérebro faz com aquilo que o ouvido “ouviu”. Ele representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento (localizar o som, focar a atenção em um som e ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais, etc). Algumas pessoas têm dificuldade em realizar estas habilidades, o que acarretará no Transtorno do PAC. Os principais sintomas do TPAC são:
– Dificuldade para localizar fonte sonora
– Dificuldade para entender a fala em lugares ruidosos
– Entender errado, trocar palavras e frases
– Dificuldade para memorizar sequências
– Falta de ritmo
– Dificuldades de leitura e escrita, troca de letras na fala ou escrita e dificuldade para aprender uma segunda língua ou música
– Desatenção e/ou distração
– Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitado
– Adultos com dificuldade de entender no seu dia a dia profissional e familia.
O exame, que deve ser realizado por uma fonoaudióloga habilitada, é feito dentro de uma cabina acústica e o indivíduo realizará alguns testes, selecionados de acordo com a faixa etária e presença ou não de alterações auditivas. Esses testes têm por finalidade avaliar as habilidades auditivas para que possamos compreender melhor se algum desses processos está alterado.
Na Clínica de Otorrino Apucarana, a responsável pela realização do exame é a fonoaudióloga Ana Paula Maistro.