A mastoidectomia é a cirurgia utilizada para tratar doenças que acometam o ouvido e a mastoide. A mastoide trata-se de uma porção do osso temporal, o qual participa da formação óssea do crânio. É um osso poroso que se comunica com o ouvido médio e tem a função de ventilar o ouvido, porém, quando atingida por uma inflamação crõnica, várias complicações podem acontecer.
A mastoidectomia tem por objetivo limpar a área atacada pela doença. As principais indicações dessa cirurgia são os casos de colesteatoma (tumor benigno que acomete o ouvido) e alguns casos de otite supurativa crônica (perfuração do tímpano com vazamento crônico de secreção). Essas doenças, se não tratadas corretamente, podem acarretar varias complicações, como por exemplo a piora perda auditiva, paralisia facial, fístulas, e outras ainda mais graves como meningites e abscessos cerebrais.
Procedimento é mais comumente realizado em homens e mulheres adultos, mas também pode ser necessário em crianças. As técnicas dessa cirurgia variam e a indicação é feita de acordo com o quadro clínico do paciente, sob avaliação do médico otorrinolaringologista.