Agendar Consulta
  •   contato@otorrinoapucarana.com.br
  •   Contatos

Ouvido

Cirurgias

Timpanoplastia e reconstruções de cadeia ossicular

A timpanoplastia é a cirurgia de reconstrução da membrana do tímpano em caso de perfuração ou por desgaste nos ossículos da audição: martelo, bigorna e estribo. O sistema tímpano-ossicular, formado pela membrana timpânica e os ossículos, tem a missão de enviar o som captado até a orelha interna, onde encontra-se a cóclea, órgão responsável pela audição.

Traumas e infecções no ouvido médio são apontados com as principais causas de danos na cadeia ossicular. Entre os principais sintomas, perda auditiva, dor de ouvido e secreção, principalmente em contato com a água.

Porém, antes da realização do procedimento, considerado muito comum em adultos, de ambos os sexos, dentro da área de otorrinolaringologia, é preciso tratar a infecção, caso haja. Para fechar a perfuração na membrana timpânica é feito enxerto, geralmente, com tecidos da fáscia, do pericôndrio ou da cartilagem da própria orelha. Se lesão atingiu os ossículos da audição, durante a timpanoplastia, o médico otorrinolaringologista também deverá trabalhar para recompor a cadeia ossicular.

Em alguns casos a cirurgia pode ser feita por dentro do canal do ouvido, em outros é necessário ser realizado um corte que fica logo atrás do pavilhão da orelha, que deixa uma cicatriz praticamente imperceptível. A cirurgia é feita com auxílio do microscópio cirúrgico, porém pode ser realizada também com uso do endoscópio. Alguns fatores vão determinar a técnica e o acesso da cirurgia, por exemplo o tamanho da perfuração, o grau de estreitamento do canal e a experiência do cirurgião.

A perda auditiva, em geral, pode melhorar com a timpanoplastia. Porém, em alguns casos, dependendo do dano, a audição não é recuperada por completo.

O paciente, normalmente, é liberado no mesmo dia e o pós-operatório é considerado tranquilo, mas exige repouso por um período, médio, de 7 dias, enquanto ocorre a cicatrização. Além disso, deve ficar de duas a quatro semanas sem esforço físico intenso e 3 meses sem molhar o ouvido. Após este período é feito o exame de audiometria, para verificar a audição.