Criança com o narizinho escorrendo é muita situação muito comum. A secreção nasal, também chamada de muco ou catarro, é produzida por pequenas glândulas que ficam abaixo da mucosa, que revestem as vias aéreas, e têm por objetivo justamente proteger as vias áreas de ataques de vírus, bactérias e outros micro-organismos danosos à saúde do corpo.
As principais causas de secreção nasal são alergias, sinusite, gripe, resfriado e até presença de objetos estranhos no nariz. A cor e a viscosidade da secreção tendem a mudar de acordo com a causa, variando do transparente ao verde e, em alguns casos, até com presença de sangue.
Secreção nasal transparente, por exemplo, é natural, de tempos em tempos, agora se for em excesso, a causa deve ser investigada, pois pode estar relacionada a algum tipo de alergia ou irritação da mucosa. Já casos de secreção esverdeadas podem estar associadas a presença de vírus ou bactérias no trato respiratório do paciente.
Por isso, cada caso, precisa ser avaliado individualmente pelo médico, que irá indicar o melhor tratamento conforme o agente causador da secreção nasal.