A uvulopalatofaringoplastia é uma cirurgia que pode ser indicada para alguns casos de ronco e da apneia do sono. Na uvulopalatofaringoplastia são retirados os tecidos que dificultam a passagem do ar: as amígdalas, parte do palato mole e úvula. O procedimento é mais comum em adultos jovens e de meia idade, de ambos os sexos.
A indicação da cirurgia é feita pelo médico otorrinolaringologista após acompanhamento do paciente e identificar que o paciente possui critérios que possam indicar uma melhora com essa cirurgia.
A uvulopalatofaringoplastia é indicada em casos de obstrução na faringe (excesso de úvula e de palato mole, com ou sem hipertrofia das amígdalas palatinas). Esta cirurgia pode ser feita ainda associada a outros procedimentos nasais, da boca e da faringe.
A cirurgia é feita via oral, ou seja, por dentro da boca, não necessitando de cortes em outras regiões como rosto ou pescoço. Em geral, com a cirurgia o paciente apresenta melhora significativa quando bem indicada, porém, não é possível descartar uma possível necessidade de tratamento complementar como uso de aparelhos dentários e/ou máscaras de pressão positiva (CPAP).
*Veja mais sobre esse assunto em Apneia obstrutiva do sono (SAOS)