Agendar Consulta
  •   contato@otorrinoapucarana.com.br
  •   Contatos

Garganta

Patologias

Frenotomia lingual (língua presa)

Desde 2014, todos os bebês, ao nascer em hospitais e maternidades, públicos e privados, devem passar pelo “teste da linguinha”. É lei (Nº 13.002/2014). O objetivo da avaliação, que deve ser feita num prazo de 24 horas após o nascimento da criança, é verificar se existe alguma alteração no frênulo, membrana que liga a língua ao assoalho da boca, também chamado de freio lingual. Quando o frênulo lingual é curto ou a inserção muito anterior, o bebê pode apresentar dificuldade para amamentar, respirar, mastigar e até na deglutição.

Além dessas complicações, essa alteração fisiológica causa anquiloglossia, a popular língua presa, situação que fica evidente quando a criança começa a falar. Porém, durante a amamentação, o frênulo lingual curto dificulta a sucção do peito da mãe pelo bebê, podendo levar a perda de peso, além de gerar dor no mamilo.

A situação é comum e não tem uma causa específica. O tratamento mais comum consiste na frenotomia que é a cirurgia onde é realizado um pequeno corte na região para separar o frenulo lingual.