Garganta

Dor de garganta (amigdalite/faringite)

Amigdalite ou faringite? Independente do nome, ambas são conhecidas por um sintoma muito comum: a dor de garganta. Quando a inflamação ocorre na faringe, recebe o nome de faringite; e na amígdala, de amigdalite. Tanto uma, quanto outra, é muito comum em crianças e adultos jovens.

Por estarem anatomicamente próximas, é comum inflamarem ao mesmo tempo, formando um quadro de faringoamigdalite. Porém, algumas pessoas vão apresentar mais casos de amigdalite, enquanto outras, de faringite.

As principais causas de dor de garganta são de origem viral, como gripes, resfriados e mononucleose (doença do beijo), que também é uma doença respiratória característica do inverno. Apesar da viral ser mais comum, respondendo pela metade dos casos, há outras causas, como bacterianas e não infecciosas.

Os casos virais tendem a se resolverem de forma espontânea, diferente dos causados por bactérias. Os casos bacterianos podem complicar com formação de abscessos e até febre reumática. Viral ou bacteriana, ambas necessitam ser avaliadas por um médico, pois exigem abordagens e tratamento diferentes. Por isso, a automedicação deve ser, mais do que nunca, evitada.

Além disso, tem as causas não infecciosas que podem confundir ainda mais quem faz a automedicação. Este tipo de dor de garganta representa cerca de 30% dos casos. Entre as principais causas não infecciosas estão alergias, refluxo gástrico, irritação da garganta (causado por fumaça, por exemplo), ressecamento da mucosa (comum em quem dorme com a boca aberta), uso excessivo da voz, exposição ao frio ou a ambientes com baixa umidade e até tumores.